Pular para o conteúdo principal

Destaques

Atriz protesta nua no 'Oscar da França' contra falta de apoio para cultura na pandemia

Uma atriz francesa protestou nua nesta sexta-feira (12/03) no Prêmio César — o mais importante do cinema francês — dominado por reivindicações para que o governo faça mais para apoiar a cultura durante a pandemia do coronavírus. Os cinemas estão fechados na França há mais de três meses. BBC News  Corinne Masiero foi convidada para apresentar o prêmio de melhor figurino na cerimônia, que foi realizada com distanciamento social dos convidados. Ela vestiu uma fantasia de pele de burro. No palco, ela tirou a pele, revelando um vestido manchado de sangue, antes de se despir. Corinne Masiero (à esquerda) foi convidada para a cerimônia para apresentar um prêmio... e assim foi como ela terminou | EPA No seu corpo, estava escrita a mensagem "Sem cultura, sem futuro". E apelando diretamente ao primeiro-ministro francês Jean Castex, Masiero tinha outro slogan escrito nas suas costas que dizia: "Devolva a arte, Jean". Outros atores e diretores fizeram exigências semelhantes dur

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos
Este livro encantador combina obras de arte deslumbrantes de várias partes do mundo com fantásticos projetos, que trarão muita inspiração a você! Inclui pinturas europeias famosas, delicadas impressões japonesas e máscaras africanas tradicionais. Cada obra é acompanhada por um projeto baseado nas ideias ou métodos utilizados pelos artistas.

Brasil anuncia parceria com a Unesco para reconstruir Museu Nacional do Rio

Prédio foi destruído por um incêndio em setembro passado; Ministério da Educação do país formaliza trabalhos para o biênio 2019-2020; objetivo é devolver o museu à sociedade brasileira o mais depressa possível.


ONU

O Ministério da Educação do Brasil anunciou uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura no Brasil, Unesco Brasil, para reconstruir o Museu Nacional do Rio de Janeiro.


Museu Nacional no Rio de Janeiro, Brasil | ​​​​​​​Tânia Rego/Agência Brasil

O prédio foi atingido por um incêndio em setembro deste ano.

A cooperação entre as duas entidades apoiará a restauração da construção histórica, além de desenvolver um novo projeto curador e museológico para a instituição.

Recuperação

Os trabalhos irão acontecer entre 2019 e 2020. A parceria das Nações Unidas com o Governo Federal foi apresentada na semana passada, no Rio de Janeiro, em reunião de balanço das ações emergenciais para recuperar o museu.

O evento também contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ufrj.

A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, afirmou que a Unesco está feliz “em poder contribuir com os esforços de reconstrução do Museu Nacional e seu acervo uma vez que com a destruição de um museu, perde-se parte da memória do país.”


Pesquisas

A representante explicou ainda que esta parceria vai contribuir para o esforço nacional e internacional de reconstrução que permitirá, no menor prazo possível, “devolver o museu à sociedade brasileira e ao mundo.”

A colaboração das instituições prevê a realização de pesquisas para planejamento estratégico, de comunicação, articulação social e capacitação.

Os estudos vão orientar os fundamentos conceituais e técnicos para os projetos de reconstrução e restauração do Paço de São Cristóvão. Também serão feitas análises para elaborar uma nova concepção do museu.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas