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Destaques

Atriz protesta nua no 'Oscar da França' contra falta de apoio para cultura na pandemia

Uma atriz francesa protestou nua nesta sexta-feira (12/03) no Prêmio César — o mais importante do cinema francês — dominado por reivindicações para que o governo faça mais para apoiar a cultura durante a pandemia do coronavírus. Os cinemas estão fechados na França há mais de três meses. BBC News  Corinne Masiero foi convidada para apresentar o prêmio de melhor figurino na cerimônia, que foi realizada com distanciamento social dos convidados. Ela vestiu uma fantasia de pele de burro. No palco, ela tirou a pele, revelando um vestido manchado de sangue, antes de se despir. Corinne Masiero (à esquerda) foi convidada para a cerimônia para apresentar um prêmio... e assim foi como ela terminou | EPA No seu corpo, estava escrita a mensagem "Sem cultura, sem futuro". E apelando diretamente ao primeiro-ministro francês Jean Castex, Masiero tinha outro slogan escrito nas suas costas que dizia: "Devolva a arte, Jean". Outros atores e diretores fizeram exigências semelhantes dur

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos
Este livro encantador combina obras de arte deslumbrantes de várias partes do mundo com fantásticos projetos, que trarão muita inspiração a você! Inclui pinturas europeias famosas, delicadas impressões japonesas e máscaras africanas tradicionais. Cada obra é acompanhada por um projeto baseado nas ideias ou métodos utilizados pelos artistas.

Poeta da Revolução, Maiakóvski tem novo título em português

‘Sobre isto’ é vertido diretamente do russo pela primeira vez na íntegra por Letícia Mei. Obra deu origem a canção de Caetano Veloso “O amor”, interpretada por Gal Costa.


Maria Azálina | Russia Beyond

Um dos maiores nomes da poesia do século 20, conhecido como “Poeta da Revolução” por seu engajamento na construção da nova sociedade soviética, Vladímir Maiakóvski foi também um grande poeta lírico. Publicado em 1923, “Sobre isto” é fruto de sua relação amorosa com Lília Brik, interrompida em dezembro de 1922 por uma briga do casal.


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“Sem você, eu paro de existir”, escreve Maiakóvski em uma carta da época, desobedecendo o pacto de silêncio e separação que eles haviam estabelecido. Nos dois meses de afastamento, o poeta redige este poema, que é um de seus mais longos.

Partindo da dor e da angústia da separação, Maiakóvski termina por abarcar e revisitar toda sua obra anterior, seus sentimentos e reflexões mais profundos sobre a revolução, o amor e o futuro, em um voo lírico extremamente pungente.

Criticado à época por tratar de um tema individualista como o amor (o que explica o título cifrado, “Sobre isto”), o poeta defendeu sua liberdade de criação neste livro, que considerou sua obra-prima e que deu origem, no Brasil, à canção de Caetano Veloso “O amor”, interpretada por Gal Costa.

Amante (e) revolucionário

Vladímir Maiakóvski nasceu em 1893 em Bagdádi, na Geórgia. Aos quinze anos de idade, iniciou sua militância política junto aos bolcheviques e foi preso diversas vezes posteriormente. Em 1911, ingressou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, onde travou amizade com David Burliúk, com quem fundou o movimento futurista russo.


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Mary Evans Picture Library/Global Look Press

Em 1915, ele escreveu os poemas “Nuvem de calças” e “Flauta de vértebras” – o último dedicado a Lília Brik. Após a Revolução de Outubro, ele aderiu com entusiasmo ao novo regime, colaborando com a propaganda estatal, sobretudo na elaboração de cartazes, e escreveu a peça “Mistério-bufo” (1918).

Entre 1922 e 1923, dirigiu a revista LEF, pautada pela intenção expressa de aliar arte revolucionária e luta pela transformação social. Ele realizou ainda viagens pela Rússia e pelo exterior, compondo, entre outros, a peça “O percevejo” (1929).

Suas posições vanguardistas, no entanto, sofreram progressivos ataques, e ele foi acusado de fazer arte “incompreensível para as massas”. Em 1930, alguns meses após lançar o poema “A plenos pulmões”, ele se suicidou.

Primeira tradução integral de “Sobre isto” no Brasil, a edição bilíngue da editora é ilustrada com fotomontagens originais do lendário Aleksandr Ródtchenko e de uma seleção da correspondência entre Maiakóvski e Lília Brik no período.

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