Pular para o conteúdo principal

Destaques

Atriz protesta nua no 'Oscar da França' contra falta de apoio para cultura na pandemia

Uma atriz francesa protestou nua nesta sexta-feira (12/03) no Prêmio César — o mais importante do cinema francês — dominado por reivindicações para que o governo faça mais para apoiar a cultura durante a pandemia do coronavírus. Os cinemas estão fechados na França há mais de três meses. BBC News  Corinne Masiero foi convidada para apresentar o prêmio de melhor figurino na cerimônia, que foi realizada com distanciamento social dos convidados. Ela vestiu uma fantasia de pele de burro. No palco, ela tirou a pele, revelando um vestido manchado de sangue, antes de se despir. Corinne Masiero (à esquerda) foi convidada para a cerimônia para apresentar um prêmio... e assim foi como ela terminou | EPA No seu corpo, estava escrita a mensagem "Sem cultura, sem futuro". E apelando diretamente ao primeiro-ministro francês Jean Castex, Masiero tinha outro slogan escrito nas suas costas que dizia: "Devolva a arte, Jean". Outros atores e diretores fizeram exigências semelhantes dur

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos
Este livro encantador combina obras de arte deslumbrantes de várias partes do mundo com fantásticos projetos, que trarão muita inspiração a você! Inclui pinturas europeias famosas, delicadas impressões japonesas e máscaras africanas tradicionais. Cada obra é acompanhada por um projeto baseado nas ideias ou métodos utilizados pelos artistas.

Administrador da Ilha de Paquetá manda retirar placas com poesias do bairro e pode ser exonerado

O militar da reserva, Edson Moreira, assumiu o comando da ilha em outubro e sua primeira medida irritou os moradores. Em nota, o secretário municipal da Casa Civil mandou recolocar as placas no lugar e ameaçou exonerar o líder do bairro.


Por Raoni Alves | G1

Os moradores da Ilha de Paquetá, na baía de Guanabara, foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (1) por uma decisão do atual administrador do bairro, o militar da reserva da Força Aérea Brasileira, Edson Moreira Brígido: a retirada de placas com poesias.

Placas com mensagens poéticas foram retiradas da Ilha de Paquetá nesta quinta-feira (1) — Foto: Reprodução internet
Placas com mensagens poéticas foram retiradas da Ilha de Paquetá nesta quinta-feira (1) — Foto: Reprodução internet

O novo chefe da ilha foi indicado pelo prefeito Marcelo Crivella e passou a ocupar o cargo no final do mês de outubro. Em seu primeiro ato como administrador do local, Edson mandou retirar todas as placas de poesia que enfeitavam um dos trechos da praia principal do bairro. A atitude deixou alguns moradores bastante revoltados.

A professora aposentada Cristina Campos, de 57 anos, moradora de Paquetá considerou a decisão "muito agressiva" e disse estar em choque com tudo que vem acontecendo na região depois que o novo administrador assumiu.

"É um choque. A gente aqui tenta criar um ambiente diferente da cidade. A gente tem essa sensação de estar seguro e de amizade com todos. Aqui existem muitos artistas e a gente vive junto. Nós vivemos a cultura, a alegria e a beleza. E de repente chega uma pessoa com essa atitude. Isso é muito agressivo para a gente", comentou a professora.

As pequenas peças de madeira coloridas traziam mensagens poéticas feitas pelos próprios moradores de Paquetá. Penduradas em arvores com arames, as placas com as mensagens eram um dos símbolos da Ilha, já famosa pelas atividades culturais, como a Festa Literária da Ilha de Paquetá (FLIPA).

Presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, o vereador Reimont (PT), também se manifestou contrário a retirada das placas. Segundo o parlamentar, os moradores precisam ser ouvidos pela prefeitura na hora de decidir quem será o administrador do local.

"Paquetá têm muitos moradores artistas. Muitos têm na poesia um motivo para sobreviver. E esse cidadão mandou retirar essas placas. São placas de madeira, que respeitam o meio ambiente. São simpáticas e representam o clima do bairro. É uma atitude ruim", disse Reimont, que prometeu oficiar a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Comissão de Cultura, para reverter a situação.

Procurada pela reportagem do G1, a assessoria da Prefeitura garantiu que a decisão pela retirada das placas não partiu do prefeito Marcelo Crivella. De acordo com uma nota divulgada no final da tarde, "o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, determinou que o administrador regional de Paquetá, Edson Moreira Brígido, recoloque as placas feitas pelos moradores com poesias e que foram retiradas das árvores na região. Caso contrário o administrador será exonerado".

Os moradores agora esperam uma resposta de Edson Moreira, que não atendeu e nem retornou as ligações feitas pela reportagem do G1.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas