Pular para o conteúdo principal

Destaques

Atriz protesta nua no 'Oscar da França' contra falta de apoio para cultura na pandemia

Uma atriz francesa protestou nua nesta sexta-feira (12/03) no Prêmio César — o mais importante do cinema francês — dominado por reivindicações para que o governo faça mais para apoiar a cultura durante a pandemia do coronavírus. Os cinemas estão fechados na França há mais de três meses. BBC News  Corinne Masiero foi convidada para apresentar o prêmio de melhor figurino na cerimônia, que foi realizada com distanciamento social dos convidados. Ela vestiu uma fantasia de pele de burro. No palco, ela tirou a pele, revelando um vestido manchado de sangue, antes de se despir. Corinne Masiero (à esquerda) foi convidada para a cerimônia para apresentar um prêmio... e assim foi como ela terminou | EPA No seu corpo, estava escrita a mensagem "Sem cultura, sem futuro". E apelando diretamente ao primeiro-ministro francês Jean Castex, Masiero tinha outro slogan escrito nas suas costas que dizia: "Devolva a arte, Jean". Outros atores e diretores fizeram exigências semelhantes dur

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos
Este livro encantador combina obras de arte deslumbrantes de várias partes do mundo com fantásticos projetos, que trarão muita inspiração a você! Inclui pinturas europeias famosas, delicadas impressões japonesas e máscaras africanas tradicionais. Cada obra é acompanhada por um projeto baseado nas ideias ou métodos utilizados pelos artistas.

UNESCO lembra importância dos recursos audiovisuais para patrimônio cultural global

Às vésperas do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, lembrado em 27 de outubro, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, disse que os recursos audiovisuais são parte significativa do nosso patrimônio cultural.


ONU

“Imagens e sons, gravados em filme, videoteipe e fita sonora, trazem nosso passado à vida e estabelecem em nossa memória coletiva eventos, cenas e situações que, sem essas mídias, seriam esquecidas ou subsistiriam apenas como uma forma estática e sem vida”, disse. “O patrimônio audiovisual é uma fonte inestimável de conhecimento e um testemunho em movimento da nossa diversidade social, cultural e linguística”.


Os recursos audiovisuais são parte significativa do nosso patrimônio cultural, lembrou a UNESCO. Foto: UNESCO
Os recursos audiovisuais são parte significativa do nosso patrimônio cultural, lembrou a UNESCO. Foto: UNESCO

Segundo Azoulay, essa memória que permaneceu viva e é essencial para historiadores, cientistas e cidadãos comuns que buscam o conhecimento do passado não deixa de ser frágil. “Ela é ameaçada pelo uso descontinuado de tecnologias e de mídia analógica e pela falta de atenção que costuma ser dadas a elas. É também particularmente ameaçada em alguns contextos sócio-políticos”.

“É com essa finalidade que a UNESCO lançou este Dia Mundial, para conscientizar o público sobre a necessidade de salvaguardar o patrimônio audiovisual, apoiar instituições encarregadas de tal patrimônio e promover maior acesso aos arquivos.”

A UNESCO também incentiva a digitalização de arquivos documentais e incorporou recursos audiovisuais em seu Registro do Memória do Mundo – das gravações dos concertos de Aretha Franklin e Lionel Hampton no Festival de Jazz de Montreux (França) a documentários excepcionais realizados na década de 1950 na tribo Ju’hoansi no deserto do Kalahari (Namíbia), até arquivos da Conferência de Bandung de 1955 (Indonésia).

Este ano, o Dia Mundial, organizado em parceria com o Conselho Coordenador das Associações de Arquivos Audiovisuais, concentra-se no tema: “A sua História está em Movimento” (“Your Story is Moving”, do inglês). O objetivo é mostrar arquivos pessoais e familiares, tirando-os dos sótãos e porões, compartilhando fatias de vida, momentos registrados em filme ou videoteipe que podem trazer vida, com emoção, uma existência que se tornou algo do passado.

“Esses arquivos, às vezes negligenciados ou esquecidos, são recursos que podem alimentar nossa memória coletiva e estabelecer vínculos entre gerações. Esses links são criados pelas emoções despertadas pelo conteúdo dos arquivos. A herança não é um objeto inanimado; é cheia de significado, significância e todas as emoções que acompanharam as vidas das gerações passadas”, concluiu.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas