Pular para o conteúdo principal

Destaques

Atriz protesta nua no 'Oscar da França' contra falta de apoio para cultura na pandemia

Uma atriz francesa protestou nua nesta sexta-feira (12/03) no Prêmio César — o mais importante do cinema francês — dominado por reivindicações para que o governo faça mais para apoiar a cultura durante a pandemia do coronavírus. Os cinemas estão fechados na França há mais de três meses. BBC News  Corinne Masiero foi convidada para apresentar o prêmio de melhor figurino na cerimônia, que foi realizada com distanciamento social dos convidados. Ela vestiu uma fantasia de pele de burro. No palco, ela tirou a pele, revelando um vestido manchado de sangue, antes de se despir. Corinne Masiero (à esquerda) foi convidada para a cerimônia para apresentar um prêmio... e assim foi como ela terminou | EPA No seu corpo, estava escrita a mensagem "Sem cultura, sem futuro". E apelando diretamente ao primeiro-ministro francês Jean Castex, Masiero tinha outro slogan escrito nas suas costas que dizia: "Devolva a arte, Jean". Outros atores e diretores fizeram exigências semelhantes dur

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos

Tesouros da arte: Fotografias, pinturas e projetos
Este livro encantador combina obras de arte deslumbrantes de várias partes do mundo com fantásticos projetos, que trarão muita inspiração a você! Inclui pinturas europeias famosas, delicadas impressões japonesas e máscaras africanas tradicionais. Cada obra é acompanhada por um projeto baseado nas ideias ou métodos utilizados pelos artistas.

Diretores de 'Bacurau' celebram premiação de filmes nordestinos em Cannes

Em vídeo enviado ao G1, cineastas comemoram prêmios da produção pernambucana e do filme 'A vida invisível de Eurídice Gusmão', de Karim Aïnouz.


Por G1 PE

Comemorando o Prêmio do Júri recebido no Festival de Cannes por "Bacurau", os diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ressaltaram a importância de produções do Nordeste ganharem destaque internacional. "São três nordestinos ganhando prêmio no Festival de Cannes este ano”, diz Kleber, em referência, também, à premiação de "A vida invisível de Eurídice Gusmão", do cearense Karim Aïnouz na mostra Um Certo Olhar.

Cena de 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles — Foto: Divulgação
Cena de 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles — Foto: Divulgação

Em um vídeo enviado ao G1, os cineastas ressaltam a alegria de comemorar a conquista com os conterrâneos. "É uma alegria muito grande falar aqui com vocês. A gente sente muito orgulho de ser recifense, pernambucano. Isso me emociona, sabe? Eu vibro muito com a nossa cultura, sempre vibramos, eu e Kleber", diz Dornelles.

“É um filme sobre o Nordeste, um filme sobre o Brasil, é um filme sobre educação, sobre história e estou muito feliz que esse filme nasceu aqui no Festival de Cannes e agora está começando a correr o mundo”, afirma Kleber. “Vamos cuidar mais uns dos outros e respeitar a cultura, a educação, a ciência e o conhecimento”, completa Dornelles.

De acordo com Kleber, na próxima semana, eles embarcam para a Austrália para divulgar o longa, selecionado para o Festival de Sydney.

“Esse é o resultado de dez anos de trabalho com Bacurau. O filme estreou no dia 15 aqui no Festival de Cannes e foi muito bem recebido pela imprensa internacional e hoje a gente saiu com o prêmio do Júri. [...] Acho que é um momento muito bom para o cinema brasileiro”, afirma Kleber Mendonça Filho.

Na premiação principal de Cannes, são distribuídos sete prêmios. O mais importante é a Palma de Ouro, ganhado neste ano pelo coreano "Parasite". Além dele, há o Grand Prix, o Prêmio do Júri e as categorias de direção, roteiro, ator e atriz.

Sobre o que é 'Bacurau'?

Com Sônia Braga no elenco, o diretor Kleber Mendonça Filho voltou a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França, depois de "Aquarius" (2016).

O filme retrata um pequeno povoado do sertão que sofre com a morte de Dona Carmelita, uma mulher muito querida. Dias depois, os moradores percebem que a comunidade não está mais nos mapas.

Pela primeira vez, Juliano Dornelles divide com Kleber Mendonça Filho a autoria e direção do longa, uma coprodução Brasil-França gravada no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.

Congratulações

Em nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) parabenizou os cineastas pernambucanos. "Mais uma vez, eles mostraram ao mundo a sensibilidade e a qualidade das nossas produções", disse.

"No início do mês, tive o prazer de receber os dois e a produtora Emilie Lesclaux em meu gabinete e fiquei muito feliz em ver tanto entusiamo e determinação para seguir enfrentando as dificuldades impostas, no atual momento, a quem produz cultura no nosso país. Tenho certeza que essa vitória fortalecerá ainda mais essa luta", afirma o texto.

Cinema - Roteiro

Cinema - Roteiro

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas